Skip to main content
Poliamida do dia a dia

As poliamidas estão em nosso dia a dia

Poliamida do dia a dia

Também conhecida como nylon – nome com o qual foi inicialmente comercializada há quase um século -, a poliamida tem características úteis para diferentes aplicações.

As poliamidas compõem uma família de plásticos de engenharia de usos disseminados e diversificados, incluindo desde peças com enormes exigências de desempenho estrutural – como uma peça que compõe o bloco do motor de um automóvel, ou em componentes de aeronaves na indústria aeronáutica-, até artigos de uso cotidiano que exigem leveza e maciez, como uma peça de vestuário.

Elas podem ser reforçadas com fibras de vidro ou de carbono, além de receber aditivos – retardantes de chamas e anti UV, entre outros -, ampliando ainda mais o leque de suas utilizações, entre as quais se destacam:

  • Indústria automobilística: nesse setor, substituem-se em escala crescente os metais em condutores de ar, componentes estruturais do radiador e do bloco do motor, carcaças de airbags, engrenagens, suportes de espelho, entre inúmeras outras aplicações automotivas.
  • Componentes elétricos e eletroeletrônicos: poliamidas são matéria-prima de rotores, roletes e rodas de refrigeradores e máquinas de lavar, bem como de interruptores, disjuntores e conectores, soquetes de iluminação, dentre outras aplicações.
  • Vestuário: ajusta-se bem ao corpo, por isso são também muito utilizadas em roupas esportivas – como maiôs, camisas de corrida e leggings -, bem como em peças de roupa íntima.
  • Filmes: poliamidas são muito utilizadas na produção de filmes – especialmente em companhia do polietileno -, os quais conferem resistência mecânica a embalagens de diversos alimentos, como produtos cárneos e queijos.

As poliamidas têm inúmeras outras aplicações, entre elas, peças de móveis, cordas de instrumentos musicais e cerdas de escovas.

Diferentes poliamidas

Uma poliamida sempre contém em sua composição o grupo funcional amida.

Dependendo dos ingredientes da reação que lhe dá origem, pode, porém, ter diferentes quantidades de átomos de carbono e assumir características e denominações específicas. Os principais tipos de poliamidas são:

PA6

Originária da substância caprolactama, traz seis átomos de carbono no próprio grupo amida. Apresenta alta resistência à tração, elasticidade, tenacidade e abrasão, além de acabamento superficial melhor e maior flexibilidade de processamento (comparativamente à PA 6; 6). Muito utilizada em engrenagens, rodas, parafusos, roldanas, roletes e filmes.

6

Obtida da hexametilenodiamina e do ácido adípico. Cada um dos ingredientes conta com seis átomos de carbono, o que explica essa denominação. Tem ótimas características de resistência térmica e à abrasão, além de boas propriedades químicas e elétricas. Utilizada em autopeças, componentes elétricos, roupas e tecidos, fibras e cordas.

Poliamidas de cadeia longa

PA 6 e PA 6.6 são as poliamidas mais utilizadas, mas há também as chamadas poliamidas de cadeias longas, como PA 11 e PA 12, entre outras, todas com resistência mecânica e térmica bastante elevadas. Esse tipo de material pode ser processado através de processo de injeção, extrusão e sopro e são amplamente utilizados na indústria automotiva na extrusão de tubos de freio, de combustível e em copos de filtro de combustível. Por apresentarem ótimas propriedades mecânicas e químicas, também são utilizadas em frascos, no segmento de cosméticos e na armação de óculos.

Boa processabilidade

Resistentes à intempérie, à fadiga e aos principais agentes químicos – como solventes, óleos, álcoois e gorduras -, poliamidas têm baixa permeabilidade a gases, e são higroscópicas (característica que, inclusive, contribui para tornar mais maleáveis as aplicações). Podem ser transformadas através de diversos processos, como injeção, extrusão e sopro. Há hoje também grades para seu emprego em processos de impressão 3D.

É reciclável, inclusive quando presente nos filmes multicamadas nos quais acompanha o polietileno: até determinados limites, é processada sem problemas na cadeia de reciclagem dessa poliolefina.

A Piramidal disponibiliza poliamida proveniente de duas fontes: uma delas, a Envalior, que além das poliamidas 6 e 6,6, lhe fornece também uma PA 4.6 oriunda de base renovável; outra, a linha Piramidal, de marcas próprias de resinas de engenharia.

Saiba mais sobre nós em www.piramidal.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito