Qual é o mindset de empresas bem sucedidas do século XXI? Muitos podem não perceber, mas existem algumas características comuns àquelas companhias que têm se saído muito bem, mesmo em tempos de crise e situações atípicas. Continue lendo para saber mais!
Quando falamos em empresas de sucesso, o panorama muda bastante de acordo com o tempo: as empresas que mais cresciam em séculos passados foram aquelas que conseguiram aumentar a produção, em épocas de Revolução Industrial. Passado estes momentos onde a quantidade é a chave do sucesso, entramos no período mais recente, onde os produtos finais passam a apresentar mais qualidade.
Qualidade
Esse é o primeiro ponto: a qualidade, antes vista como diferencial, hoje é uma obrigação! Para competir num mercado acirrado é fundamental oferecer soluções eficazes. Caso contrário, a empresa se torna segunda (ou terceira, quarta) opção para os tomadores de decisão ou consumidores, no momento da escolha.
E a qualidade não para por aí! Existem muitos outros fatores que influenciam, como a logística, o tempo de entrega, atendimento etc.
Tudo isso toma novas proporções sob a ótica dos poderes da Internet – é muito fácil fazer uma avaliação online. Clientes insatisfeitos lhe avaliarão mal, logo, todos os outros que pesquisarem a respeito de sua companhia poderão visualizar tais avaliações. Isso nos leva ao próximo tópico:
Posicionamento de Marca e Atendimento ao Cliente
Além da qualidade, há outras preocupações, essas bem características do mundo contemporâneo. O Posicionamento de Marca, por exemplo, é um fator que influencia bastante, principalmente em modelos de negócio B2C – há mais preocupação com o que se compra e questões como sustentabilidade, apoio à ONGs e a outras causas agregam à marca e ao relacionamento com o público. E relacionar-se com o público é importante para construir uma parceria sólida!
O atendimento ao cliente entra no mesmo tópico uma vez que engloba tanto o posicionamento quanto a qualidade, pois é uma forma de relacionar-se, ao mesmo tempo que pode ser um diferencial. Ser bem atendido, tendo à sua disposição profissionais preparados para oferecer as melhores soluções faz TODA A DIFERENÇA.
Uma das premissas da nova mentalidade de líderes e gestores é possuir um time de atendimento exemplar, muito bem treinado. Esse novo mindset também abriga consigo o investimento no colaborador (não apenas no time de atendimento) – é mais viável crescer junto com seu funcionário. Assim, tais líderes preocupam-se com o desenvolvimento profissional dos empregados e identificam oportunidades de carreira específicas para cada um. Trata-se de uma relação mais estreita e que promove o investimento mútuo: a empresa fornece ferramentas para o crescimento do colaborador e o colaborador fornece soluções à empresa.
Soluções Completas
Quando dizemos soluções completas, estamos nos referindo à oferecer conforto e segurança para seus parceiros ou consumidores. E esse é um ponto crucial dentro do mindset globalizado. Nós explicamos:
O mercado evoluiu de tal maneira que tanto PJ quanto PF procuram por soluções em um só lugar – é trabalhoso depender de várias empresas para solucionar apenas um problema.
No caso de um transformador de plástico, por exemplo, é custoso depender de 2, 3 ou até mesmo 4 fornecedores para obter as resinas termoplásticas necessárias. Dentro dessa análise, a Piramidal busca oferecer soluções completas, com enorme variedade de produtos das melhores marcas, a fim de suprir sua demanda, de forma ágil e segura.
Portanto, avalie se cabe um investimento a fim de tornar sua gama de serviços ou produtos completa, pois isso é um diferencial bem atrativo aos olhos de possíveis parceiros e consumidores.
Por fim, existe o quesito inovação, o qual conta com sensores, softwares, inteligência artificial e machine learning, cloud computing, entre muitos outros. Esses conceitos são parte da Indústria 4.0 e vale a pena se atualizar.
Aproveite e leia “O que é Indústria 4.0?”.