A Indústria de Plástico é uma grande potência da economia. No Brasil ela possui grande relevância, sendo o 4º setor que mais emprega no País, que conta com quase 12 mil empresas de transformação do plástico. Dessa forma, podemos afirmar que o plástico emprega aproximadamente 330 mil pessoas e está diretamente relacionado com o PIB, com um faturamento anual de R$ 62 bilhões.
Para gerenciar tudo isso, a transformação digital pautada nas novas tecnologias, como Big Data e Inteligência Artificial, desempenha uma função essencial no futuro do setor. Acompanhe neste artigo como ter excelência operacional em gestão digital na indústria do plástico!
Cada vez mais a modernização das indústrias se mostra uma questão de sobrevivência. “Na medida que deixamos de acompanhar alguns movimentos e atualizações, perdemos performance, os custos aumentam e precisamos rever as estratégias para continuar mantendo a nossa posição de mercado.
Entretanto, no médio prazo, corremos o risco de estarmos muito limitados a um mercado consumidor restrito e que está disposto a pagar pelo modelo ‘quase artesanal’ ou até mesmo artesanal”, diz Roberto Vilela, profissional especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais e autor do livro “Em Busca do Ritmo Perfeito”.
De acordo com o especialista, modernizar permite acelerar os processos, minimizar erros e otimizar os recursos, principalmente em se tratando da indústria do plástico. E a tendência é que os processos manuais sejam substituídos por tecnologia. Dessa forma, os profissionais passam a atuar mais na inteligência e nas tomadas de decisão.
O que é gestão digital na indústria do plástico?
O artigo publicado pelo portal de conteúdos Mundo do Plástico, define a gestão digital na indústria do plástico como o uso de ferramentas e soluções tecnológicas em todos os processos internos de uma empresa do setor.
Esses recursos devem ser aplicados em diversas etapas, que podem se referir desde o recrutamento de talentos até sua produção e comercialização. E a aplicação dos recursos digitais deve ser direcionada, principalmente, aos projetos e produção, para que a indústria obtenha vantagens competitivas no mercado.
Quais são os benefícios da gestão digital na indústria do plástico?
A gestão digital na indústria do plástico traz para o negócio uma grande quantidade de informações geradas sobre os processos internos, que impacta diretamente na tomada de decisões fundamentadas pelos gestores, que podem extrair o melhor de cada informação para implantar melhores ações e proporcionar mais competitividade ao seu negócio.
Além disso, a gestão digital na indústria do plástico, com o uso de ferramentas adequadas, organiza todos os processos internos de trabalho. E como consequência, as equipes de todos os setores apresentam maior produtividade. Isso confere eficácia operacional desde o chão de fábrica até a entrega ao cliente, com a integração de toda a indústria por meio de sistemas e aplicativos inteligentes.
Com o melhor aproveitamento de recursos, o negócio passa a ter maior poder de fogo no mercado, atingindo a excelência operacional.
Como a gestão digital na indústria do plástico pode ser feita?
O artigo da Mundo do Plástico exemplifica que, apesar dos benefícios que a gestão digital da indústria do plástico traz, sua implantação deve ser bem-planejada. Por isso os gestores devem fazer uma análise minuciosa de seu ambiente para identificar riscos e necessidades, e a partir disso, escolher as melhores soluções digitais para uma gestão enxuta, que antecipa riscos e otimiza processos.
A gestão digital deve ser baseada em três etapas fundamentais:
Organização dos dados: os processos internos e os equipamentos da indústria geram uma enorme quantidade de dados. No entanto, informações soltas e aleatórias não podem ser utilizadas nas tomadas de decisões gerenciais. Por isso, é essencial organizar os dados para que eles sejam aproveitados em sua totalidade – e isso deve acontecer em todos os níveis de gestão e setores técnicos.
Se você já ouviu falar em Big Data e Business Intelligence, saiba que essas tecnologias são muito importantes na organização das informações e muitos negócios possuem profissionais que se destinam unicamente a organizar e interpretar os dados gerados com essas ferramentas. Com a devida organização dos dados, são enviadas aos gestores, em relatórios administrativos e gerenciais, informações “traduzidas” que os direcionam a tomar decisões fundamentadas.
Automatização: para ter uma gestão digital na indústria do plástico, a regra é automatizar o máximo que puder. É preciso automatizar tanto os pontos ou elementos de coleta dos dados (para garantir que estes estejam disponíveis nas quantidades desejadas e que possam ser confiáveis) quanto o tratamento dos dados para apresentação deles como indicadores.
Análise dos resultados com softwares: a gestão digital na indústria do plástico também depende de uma análise confiável dos resultados. Isso se dá por meio de softwares que permitam a combinação do enorme volume de dados e sua tradução para a linguagem gerencial, e esses sistemas devem se adequar às necessidades de cada empresa.
Por isso, devem ser desenvolvidos ou personalizados para suas aplicações e seus processos, considerando estudos entre os setores de gestão/inteligência e desenvolvimento técnico.
A gestão digital na indústria do plástico é fundamental para a excelência operacional e otimização dos resultados. Por isso, invista na transformação digital e leve sua empresa a um novo patamar de crescimento!
Inscreva-se em nossa newsletter para receber em primeira mão as novidades do mercado do plástico.