A indústria automotiva é uma das áreas mais dinâmicas e inovadoras no mercado, por conta disso, cada avanço tecnológico tem grande importância, visto que, a partir disso, torna-se possível aprimorar cada vez mais a performance, eficiência e segurança dos veículos.
Diante disso, as resinas termoplásticas surgem nesse setor, desempenhando um papel importante na evolução automotiva. Como? Essas matérias-primas são versáteis e altamente adaptáveis, além de proporcionar inúmeras vantagens. Com isso, se destacam perante as alternativas tradicionais – como, por exemplo, os metais e termofixos – sendo escolhas mais efetivas em diversas aplicações envolvendo o segmento.
Durante o artigo você vai conhecer as principais vantagens de investir nas resinas termoplásticas no setor automotivo e entender os impactos delas na projeção, fabricação e funcionamento de automóveis.
Principais vantagens
As resinas termoplásticas promovem diversas vantagens para indústria automotiva, o que, por consequência, as torna uma escolha popular para muitas aplicações. Em razão disso, separamos as principais para você conferir:
Leveza: são geralmente mais leves do que os materiais tradicionais, como, por exemplo, o metal. Isso contribui para a redução do peso dos veículos, o que melhora a eficiência no consumo de combustível e a economia de energia, além de aumentar o desempenho e a dirigibilidade dos veículos.
Durabilidade: são altamente resistentes à corrosão e à degradação ao longo do tempo, o que as tornam ideais para componentes automotivos que enfrentam condições rigorosas, como para-choques e revestimentos internos.
Moldagem: podem ser facilmente moldadas em uma variedade de formas e tamanhos, permitindo a produção de peças automotivas complexas e eficientes.
Resistência a impacto: têm a capacidade de absorver choques e impactos, sendo ideais para peças de segurança.
Resistência química: muitas resinas termoplásticas são resistentes a produtos químicos, desse modo, se tornam as mais adequadas para aplicações que têm contato com fluidos automotivos, como óleos e combustíveis.
Facilidade de montagem: podem ser facilmente montadas usando técnicas como soldagem por ultrassom e fixações simples, reduzindo o tempo de montagem e os custos associados.
Ciclo de produção eficiente: a moldagem por injeção de termoplásticos é um processo eficiente que permite a produção em grande escala de componentes automotivos com ciclos de produção relativamente curtos.
Reciclabilidade: são recicláveis e, por conta disso, contribuem para a sustentabilidade ambiental. Desse modo, os resíduos de produção e os componentes automotivos feitos de termoplásticos podem ser reciclados para criar novos produtos.
Custos reduzidos: apesar dos custos iniciais de desenvolvimento de moldes possam ser elevados, a produção em massa de peças termoplásticas é, na maioria das vezes, mais econômica do que a fabricação de peças de metal.
Impactos
A escolha das resinas na indústria automotiva depende das necessidades específicas de cada aplicação, dentre outros fatores. No entanto, fica perceptível sua importância no desenvolvimento do setor e como as suas propriedades têm potencial para transformar os processos que impactam no desempenho e eficiência das produções.
Conforme as tecnologias evoluem, é provável que esses materiais ocupem uma função ainda mais crucial – no futuro – em relação à criação de veículos.
Quais resinas você precisa? A Piramidal te ajuda!
Com o maior portfólio do mercado, temos mais de 1.000 grades disponíveis a pronta entrega para atender todas as suas demandas e necessidades.
Está em busca de resinas termoplásticas para a área automotiva? Conte com as melhores marcas nacionais e internacionais em seu projeto. Entre em contato e solicite seu orçamento!