O avanço da tecnologia tem transformado diversos setores, e o setor médico e hospitalar não é exceção. Um dos protagonistas dessa transformação é o uso de resinas de engenharia, que têm desempenhado um papel fundamental na inovação e eficiência dos dispositivos médicos e hospitalares. Neste artigo, vamos explorar como essas resinas estão mudando o cenário da saúde, trazendo benefícios significativos para pacientes e profissionais da área. (mais…)
Ecodesign e resinas termoplásticas: um caminho sustentável para a indústria
O ecodesign é uma abordagem inovadora de gestão ambiental que se concentra na fase de concepção dos produtos, abrangendo todos os processos de produção, distribuição e utilização.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o ecodesign envolve a consideração de aspectos ambientais com o objetivo de projetar ambientes, desenvolver produtos e prestar serviços que reduzam o uso de recursos não renováveis e minimizem o impacto ambiental ao longo do ciclo de vida do produto. Em essência, o conceito visa reduzir a geração de resíduos e economizar nos custos de disposição final.
PVC: Versátil, durável e sustentável: a combinação perfeita para seus projetos!
O PVC (policloreto de vinila) é um dos plásticos mais conhecidos e utilizados no mundo, e não é à toa. Ele é super versátil, durável e, ao contrário do que muitos pensam, pode ser uma excelente escolha quando o assunto é sustentabilidade.
E o melhor: é 100% reciclável!
Se o seu projeto exige um material que seja eficiente, de baixo custo e ainda tenha um impacto ambiental reduzido, o PVC é a escolha certa.
Neste artigo, vamos mostrar todos os benefícios e diferenciais que fazem desse material uma opção tão vantajosa para o seu projeto. (mais…)
O mundo discute os plásticos
Países elaboram um tratado global de controle à poluição plástica, que não precisa incluir medidas de redução da produção dessa importante matéria-prima.
A maioria dos países, incluindo o Brasil, está atualmente envolvida nas negociações de um tratado global para combater a poluição plástica, que será ratificado pela ONU (Organização das Nações Unidas). A discussão conta com a participação dos representantes dos países membros da ONU, que têm direito a voto, enquanto empresas, organizações e pesquisadores ligados à indústria do plástico ou a causas ambientais atuam como observadores. (mais…)
Potencialize suas aplicações com os compostos especiais LNP™
Os compostos LNP™ são projetados para ser um recurso inovador em várias aplicações industriais e comerciais. Com uma ampla gama de aditivos incorporados, esses materiais especiais oferecem maior flexibilidade para o desenvolvimento de soluções personalizadas. Sua alta performance, aliada à facilidade de processamento por injeção, permite a criação de produtos mais leves, resistentes e duráveis. (mais…)
Aditivos para embalagens plásticas: desafios e soluções
Os aditivos são indispensáveis para a indústria de embalagens plásticas, eles melhoram o desempenho, a estética e a durabilidade dos produtos. Entretanto, na formulação dos plásticos, a aplicação desses aditivos apresentam diversos desafios e proporcionam muitos benefícios que precisam ser abordados para garantir a eficácia e a conformidade dos produtos.
Este artigo explora a importância da formulação específica de plásticos com aditivos, suas funcionalidades, aplicações, desafios e soluções! (mais…)
Masterbatches: a chave para a competitividade na indústria de plásticos
Masterbatches são poderosas ferramentas de competitividade e vamos te contar o porquê!
Atendimento das especificações – técnicas e de cor -, e incremento da produtividade, são só algumas das funcionalidades agregadas pelos masterbatches.
Masterbatches são extremamente úteis no atual contexto da indústria de transformação do plástico. Na verdade, tornaram-se quase imprescindíveis para a manutenção da competitividade dos transformadores, pois permitem que eles produzam peças de melhor qualidade – e atendam às especificações desejadas -, ao mesmo tempo, em que reduzem seus custos. (mais…)
Versatilidade e qualidade dão o tom das resinas de engenharia estirênicas
Os plásticos de engenharia derivados do estireno são excelentes opções para as mais diversas aplicações. As resinas estirênicas integram um conjunto muito versátil e qualificado de matérias-primas, todas elas com uso já bem estabelecido em aplicações em muitos setores.
Há nesse grupo uma commoditie: o poliestireno, empregado em ampla escala em produtos eletroeletrônicos, artigos descartáveis, embalagens, utilidades domésticas, entre outras aplicações. Mas o grupo das estirênicas inclui, ainda, resinas de engenharia empregadas por indústrias bastante exigentes, como o setor automotivo e a produção de eletrodomésticos e de artigos médicos.
A revolução das resinas termoplásticas na indústria automotiva
A corrida por carros mais leves não é nova. Já ouvimos esse assunto reverberar no passado, quando a ideia de substituir metal por plástico ainda gerava muita discussão e críticas. Afinal, o mercado ainda não conhecia verdadeiramente todas as possibilidades que os termoplásticos trazem para a indústria e a pauta sobre os impactos negativos do descarte inadequado do plástico começava a ser visualizada com mais seriedade.
Hoje sabemos dos benefícios dessa substituição, principalmente quanto ao peso e à eficiência de veículos. Mas, no cenário onde o planeta grita por ajuda, não podemos deixar de mencionar o impacto positivo na redução da pegada de carbono.
Diante desse contexto, as resinas termoplásticas ascenderam como uma alternativa promissora à tradicional utilização de metais. Com propriedades únicas, esses materiais têm revolucionado a fabricação de peças e componentes automotivos.
O impacto das resinas de engenharia no setor de biomedicina e farmacêutico
Nos últimos anos, a evolução dos materiais utilizados no setor de biomedicina e farmacêutico tem garantido avanços em segurança, eficácia e sustentabilidade. Antes da invenção e popularização dos plásticos, uma ampla variedade de materiais como metais e vidro eram empregados nessas áreas, incluindo a produção de dispositivos médicos e embalagens.
Com o advento das resinas termoplásticas de engenharia, os setores ligados à área da saúde testemunharam uma revolução na forma como seus produtos são desenvolvidos, utilizados e descartados.
A seguir, vamos explorar um pedacinho do passado, do presente e do futuro do setor farmacêutico e de biomedicina, para entendermos como resinas de engenharia são essenciais neste mercado.